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Catalisador motores gasolina/flex:
Também chamado de catalisador de 3 vias, é composto por uma base estrutural de cerâmica ou metálica em forma de colméia, e sobre ela são depositados um material altamente poroso, óxidos de metais base, óxidos de terras raras e metais preciosos. Provoca a reação química entre os gases do escape do motor de forma a reduzir drasticamente os níveis de 3 poluentes (por isso chamado 3 vias), sendo eles : Os hidrocarbonetos (HC) o Monóxido de Carbono (CO) e os Óxidos de Nitrogênio (NOx) que são gerados nas câmaras de combustão do motor devido à combustão incompleta e às altas temperaturas e pressão. Esses gases poluentes são convertidos em gases inofensivos á saúde durante sua passagem pelo catalisador.
Os catalisadores 3 vias da NANOTEC são desenvolvidos para atender aos combustíveis brasileiros (com alta participação do etanol) e atendem a Portaria Inmetro 547 de 2014 que regula o mercado de reposição de conversores catalíticos.
Catalisador de Oxidação Diesel:
Também chamado de DOC (do inglês Diesel Oxidation Catalyst), é composto por uma base estrutural de cerâmica ou metálica em forma de colméia, e sobre ela são depositados um material altamente poroso, óxidos e metais preciosos. De forma semelhante ao Catalisador de 3 vias, provoca a reação química entre os gases do escape, porém reduz somente os níveis de 2 poluentes sendo eles : Os hidrocarbonetos (HC) e o Monóxido de Carbono (CO). Essas duas reações são de oxidação dos gases , por isso o nome Catalisador de oxidação.
Quando usado em conjunto com um Filtro de Partículas (DPF) o DOC também ajuda a reduzir a massa das partículas (fuligem) através da oxidação de parcela volátil das mesmas, e também deve oxidar o NO em NO2 para permitir a queima das partículas acumuladas no filtro em temperaturas mais baixas. Os Catalisadores de Oxidação da NANOTEC são desenvolvidos para atender aos combustíveis brasileiros (com percentual de BioDiesel), tem alta durabilidade comprovada em longos testes de utilização em campo e podem ser fabricados para atender a todos os requisitos dos clientes.
Filtro de Partículas Diesel:
Os Filtros de Partículas são utilizados com motores a diesel modernos para remover as emissões de partículas de diesel (fuligem), reduzindo significativamente a emissão dessas partículas para a atmosfera. O tipo mais eficaz é o chamado filtro de fluxo de parede. O material particulado é removido do escapamento por filtração física usando uma estrutura de colméia similar a um substrato de catalisador de emissões, mas com os canais bloqueados em extremidades alternadas. O gás de escape é assim forçado a fluir através das paredes entre os canais e o material particulado é depositado como fuligem nas paredes. Tais filtros são feitos de materiais porosos de cerâmica (cordierita, carboneto de silício ou titanato de alumínio).
Os filtros de fluxo de parede cerâmicos removem quase completamente as partículas de carbono em uma ampla faixa de condições operacionais do motor. Uma vez que o fluxo contínuo de fuligem no filtro acabaria por bloqueá-lo, é necessário "regenerar" as propriedades de filtração do filtro, queimando as partículas coletadas regularmente. Portanto, a temperatura de exaustão nas aplicações de carros de passeio a diesel é frequentemente aumentada até que a fuligem coletada seja queimada. A fim de reduzir a temperatura de queima, o filtro é geralmente revestido com uma função de oxidação semelhante ao Catalisador de Oxidação Diesel (DOC).Este revestimento catalítico também contribui para a redução de CO e HC devido a oxidação.
A NANOTEC desenvolveu seu Filtro de Partículas para reposição utilizando substrato cerâmico de cordierita, mesmo material dos catalisadores, ao invés do carboneto de silício usado em alguns filtros originais Os filtros baseados em cordierita apresentam, a mesma eficiência de filtragem, menor contra-pressão, menor peso e menor custo em relação ao carboneto de silício. Os Filtros de Partículas da NANOTEC tem alta durabilidade comprovada em longos testes de utilização em campo.